Pensamento infantil - A construção da moralidade

Interessante essa matéria da Nova Escola sobre a Construção da moralidade em crianças e adolescentes através de dilemas morais. Esse texto dá uma ideia de como a escola pode contribuir para a formação moral dos jovens. E realmente, na minha experiência como professora percebo que, com adolescentes que estão desenvolvendo uma autonomia moral, não é mais possível "ditar" ordens, normas, é preciso instigá-los a pensar sobre o efeito das ações em questão no ambiente, na sociedade. Mas é proveitoso partir de situações concretas que se passam no dia-a-dia, pois adolescentes estão ainda desenvolvendo o pensamento abstrato. Exemplo: os alunos estão cansados de saber o que é bullyng e porque é errado (sabem isso pela escola, pela televisão, pela internet), mas eles sempre ficam surpresos quando lhes é apontado um caso de bullyng na sala de aula ou na escola em geral. E aí torna-se um desafio para eles: como tratar daquele caso específico? Como aproximar o discurso abstrato sobre bullyng da maneira de agir concreta de cada um? O papel do professor nesses casos talvez seja o de instigar, apontar as contradições, dar ênfase a diferentes análises da situação, mostrar contra-exemplos, para que os jovens construam sua moralidade de forma consciente.
No vídeo abaixo, crianças e adolescentes de 5 a 17 mostram sua forma de pensar e seus valores morais em falas que são comentadas pela educadora Monique Deheinzelin:



Matéria completa da Nova Escola:
As crianças diante dos dilemas morais

0 comentários:

Postar um comentário