Para quem não conhece o maravilhoso trabalho do Prof. Lucas Ciavatta em suas aulas de música, assista ao vídeo do resultado do trabalho:
Agora vá até o site e confira o processo.
O Passo
Vale a pena, e não só para os professores de música!
Qual é o maior desejo dos professores? Não é que seus alunos interessem-se em aprender? Que busquem o conhecimento de forma autônoma e criativa?
Acho que muitos professores responderiam afirmativamente às questões acima. Mas e quanto à essas questões:
O que fazemos para propiciar que nossos alunos tenham interesse? Damos espaço para que sejam autônomos e criativos? Sabemos fazer isso? Fomos treinados para isso?
Acho que as respostas às essas questões são mais difíceis... mas acredito que o papel do professor está diretamente ligado a elas. Uma maneira de procurar as respostas aos desafios de atrair o interesse dos alunos é observando o trabalho dos professores que alcançaram essa façanha. O Prof. Lucas Ciavatta é um desses exemplos. O que podemos aprender com ele? Como ele conseguiu fazer o que a maioria dos professores falha em fazer?
Primeiro, lendo a entrevista (assista no site O Passo), percebo que ele confia nos alunos, não os vê como cegos que precisam ser conduzidos pelas mãos do professor. Percebe que o aprendizado não é algo que possa ser pré-determinado, que é diferente para cada um, pois cada um tem um interesse diferente, um caminho diferente. Mas enfatiza que todos respondem a um bom desafio. Então, será que os professores sabem desafiar seus alunos? Sabem fazê-lo respeitando sua autonomia?
Segundo, o próprio professor foi autônomo e criativo! Não se prendeu a conteúdos, ferramentas ou materiais. Inventou o que era necessário para efetivar seu trabalho. Não teve medo nem preguiça. Acho que, muitas vezes, o medo e a preguiça intelectual nos trazem segurança, mas nos privam da emoção que é promover o crescimento de seres humanos.
Por fim, algo muito interessante que o professor falou:
" Quem aprende se apropria não apenas do conhecimento, mas também do processo pelo qual adquiriu o conhecimento. Quem aprende sabe exatamente como aprendeu. Assim, imediatamente, como se fosse tudo uma coisa só, quem aprende pode em seguida ensinar."
Vem a confirmar uma coisa na qual eu acredito: o papel do educador não é passar conteúdos, mas propiciar as ferramentas para que o aluno seja capaz de buscar seus conteúdos.
Trabalho do Bloco do Passo
Postado por
Michele
segunda-feira, 21 de setembro de 2009
0 comentários:
Postar um comentário