Agosto: mês do folclore

Dia 22 de agosto comemora-se o dia nacional do Folclore. Não é a coisa mais fácil do mundo entender o que é e qual a importância do Folclore, o que pertence e o que não pertence ao Folclore. Qual a diferença entre Folclore e cultura?
Alguns sites interessantes sobre o assunto:

http://revistaescola.abril.com.br/folclore/cliches-folclore.shtml
http://www1.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/folclore/figuras.html


Como trabalhar esse tema em Filosofia?

Trabalho inicialmente desenvolvido pelo Prof. Franscisco Xarão, ao qual estou dando continuidade.

Provérbios, mitos, superstições, simpatias, rituais são aspectos do folclore. A partir deles
podemos abordar temas filosóficos como sabedoria popular (senso comum) versus explicação racional e conhecimento científico, ética, preconceitos, pensamento mágico (no caso das simpatias e rituais). Em diálogo com os alunos podemos instigá-los a descobrir a importância desses fenômenos culturais como forma de entender e intervir na realidade natural e social.
Exercício filosófico:
Interpretar os provérbios, mitos e superstições: o que dizem? qual seu significado? sua mensagem é verdadeira? se aplica a quais situações? concorda? Reproduz algum preconceito?
Primeiro fazemos a análise conceitual, o momento do debate. Depois pode-se solicitar que os alunos escolham alguns provérbios (perguntem em suas comunidades) e os analisem. Pode-se fazer o mesmo com mitos e lendas. Esse é o momento da produção textual. Pode-se complementar com imagens e/ou desenhos.
Trabalho passado aos alunos:
Trabalho sobre Folclore
A finalização do trabalho pode-se dar com sua exposição, seja através de cartazes, fanzines ou publicação online.

1 comentários:

Anônimo 23 de agosto de 2009 às 14:19  

adorei vai ser válido para mim.

obrigada!

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